segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A última a morrer...

Novidades... novidades...novidades...
Nada de especial, na verdade. Mas qualquer coisita serve, hoje em dia! Confesso que estou a atravessar uma fase menos boa, em relação à casa. Digo-vos a vós, porque sois meus amigos. Mas tenta-se levar as coisas com as maiores doses de calma e descontracção disponíveis. Mas, vós entendeis, quando as coisas começam a “engonhar” muito, vai-se perdendo a paciência para ter esperança a curto-prazo. A modos que a esperança a longo-prazo não é sequer perdível, já que... bom... agora é tarde demais para desistir desta aventura. Mas as coisas são (ou parecem!) todas tão complicadas de resolver!
Especificando, 2008 começou com a chegada do Alvará que nos autoriza a ter um contentor de entulho à porta de casa durante 180 dias. Até aqui, tudo fino! Acontece que a CML não dá ponto sem nó e se por um lado nos faculta a Ocupação da Via Pública, por outro informa-nos que teremos que pagar à EMEL (sim, a quem manda naqueles sujeitos verdinhos que nos perseguem Lisboa abaixo, Lisboa acima) por cada dia que o contentor os impedir de facturar nos parcómetros. Tramado, não é?
Quando liguei para a EMEL, perguntei – só por curiosidade! – quanto custaria pagar por ocupar um lugar de estacionamento com um contentor de entulho pelos 180 dias do Alvará. Estão sentadinhos? A módica quantia de 1900 euros!! Repito: 1900 euros!!!!!!! Mas calma, calma! Não é isso que nós queremos. Enfim, era isso que eu queria. Espetar lá com o contentor durante 6 meses e ir calmamente enchendo-o. Afinal, a CML autoriza-me a tal! Mas, pelos vistos, a EMEL é que tem a última palavra. Assim, como – mesmo que tivessemos rios infinitos de dinheiro! – nunca desperdiçariamos 1900 euros com a EMEL, temos que ir sempre acumulando o entulho dentro de casa e, de vez em quando, proceder da seguinte maneira: mandar um fax à EMEL a pedir uma “factura” relativa aos dias em que o contentor lá vai ficar (e tem que se especificar as datas!), receber o fax da EMEL com os detalhes do pagamento, fazer o pagamento, receber o recibo da EMEL, ligar à empresa do contentor para marcar o dia e a hora da entrega e... ficar de plantão em frente à casa para marcar o lugar (e atenção, tem mesmo que ser o lugar em frente à porta de casa!) até chegar o contentor. Agora, imaginem a cena... Eu sei lá quando é que a pessoa que estacionou em frente à minha porta de entrada vai tirar dali a viatura! No entanto, tenho que ficar de plantão, armada de latas de tintas velhas cheias de entulho e tábuas, até que o lugar vague! Quem é que tem vida para isto?? Nós não!
Por isso, com maçãzinhas envenenadas destas, que Branca de Neve é que resiste?
Noutros assuntos... Continuamos a tentar completar o mapa de quantidades. O estupor da lista é mais complicada do que parecia inicialmente! O nosso objectivo é tentar completar a lista ao máximo, para tentar evitar discrepâncias entre o orçamento que o empreiteiro nos vai dar e a factura que ele vai apresentar no fim. Sim, claro que vão sempre existir discrepâncias, mas tentar minimizar os “estragos” não magoa ninguém! Dá-nos muito trabalho, é verdade, mas a esperança é que o esforço compense...
Lá está... a esperança outra vez... Quer eu queria, quer não queira, ela está lá sempre... a esperança de um dia ter... a minha casa!

xxx

2 comentários:

Anónimo disse...

então e a comunicação prévia já tiveram alguma resposta?
Estou muito interessada no vosso blog, porque vivo numa casa com mais de 100 anos e também eu vou embarcar numa aventura dessas.Espero que tudo vos corra bem.

Proprietária disse...

Olá "Anónima",
obrigada pelo post. Esperamos que a nossa experiência possa servir para ajudar quem quer que tenha a mesma ideia triste!! ;)
A comunicação prévia tem um limite de tramitação burocrática na CML de 30 dias. Se não tivérmos resposta em 30 dias úteis, podemos assumir que foi tudo aprovado sem problemas. Essa contagem dos dias pode ser acompanhada no site da CML, com os códigos de acesso que nos dão ao entregarmos o processo. Estamos quase a completar os 30 dias e ainda não temos notícias. Não sei se isso é bom ou mau. Mas assim que chegarmos aos 30 dias, avançamos com a obra! Estamos a preparar-nos para isso.
Por isso, em princípio é esperar mais esta semana que vem. Mas, como sempre, manter-vos-emos ao corrente de tudo!
Mais uma vez obrigada e boa sorte com a sua casa!!