quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Barracadas...

Ultimamente têm sido umas atrás das outras, infelizmente...
Tudo começou com um inofensivo esquecimento de uma máquina fotográfica em casa de uns amigos... Passou rapidamente para o trágico esquecimento do meu laptop no comboio e sua consequente perda... E ainda tivémos tempo de saber que o Sr.Contratado arranjou maneira de rebentar com a parede do corredor da Vizinha! Enfim, eu já nem sei para que lado me virar!! Irra! Quem souber de uma Bruxa idónea, é favor passar os contactos para este lado porque é óbvio que estamos precisados!
A máquina fotográfica é recuperável. O laptop, infelizmente não. Nem me perguntem, por favor, como foi... É uma história triste... Uma comédia de erros, sem a parte da comédia. E com uma única culpada: EU!! O que vale é que quem tem Mãe tem tudo! Correu em meu auxílio, sem eu ter tido tempo de, sequer, pensar em solucionar o problema. Mas, pronto. Este é na verdade o motivo pelo qual eu não tenho dado notícias. Tenho estado (quase!) incomunicável! É incrível como nos tornamos dependentes destas máquinas. Eu senti que tinha perdido um membro qualquer! Ou que me tinham atado as mãos e os pés! Graças a Deus (e a uma Profª lá da Faculdade que, há uns tempos, fez o favor de partilhar conosco uma frustrante experiência, para nos aconselhar a tomar precauções), eu tinha feito um back-up recentemente. Por isso, na verdade (e como disse um Coleguinha meu), "foram-se os anéis mas ficaram os dedos". Só uma ou outra coisa que era mesmo muito recente é que não ficou guardada. Mas a vida continua, para sortudos como eu. Há que ver as coisas pelo lado positivo, certo? Eu podia ter ficado sem laptop e sem maneira de resolver o problema! Por isso, como certamente diriam o Sr. Contratado e a sua Esposa, "bolá pr'á frentchi"!
E por falar em tais ilustres figuras, explico-vos agora como foi que ele conseguiu esburacar a parede da Vizinha. Com o desmontar da casa, foi-se percebendo que o poliban da casa de banho estava chumbado à parede. O Proprietário tinha, há uns dias, arranjado um martelo-pneumático porque o jardim estava cimentado e, como o objectivo é limpar o jardim até à terra, o cimento só lá ia "à bruta". Como o poliban não se queria mexer nem por nada, o Sr. Contratado resolve aplicar-lhe algumas marteladas com a máquina. O problema é que estamos a renovar uma casa com quase 100 anos. Estas coisas foram feitas para aguentar terramotos, não martelos-pneumáticos! Resultado, o homem martela q.b e resolve puxar o poliban, que a esta altura já deve estar solto da parede. Infelizmente, quem se soltou foi a parede em si... a nossa e a da Vizinha!! O inteligente que chumbou o poliban, ignorou o facto de o ter colado a um cano (que felizmente está em desuso há anos!) que passa entre as duas paredes! Com a trepidação do martelo, foi mais forte a ligação chumbo-cano-parede do que a frágil ligação parede-parede... E agora ficou a Vizinha com mais corrente de ar dentro de casa do que os seus 64 anos precisam.
Mas a Vizinha é castiça. Pede-nos sempre muita desculpa "por estar a incomodar"! Como se fosse dela a culpa das parede parecerem papel. Aliás, ela quase nem fazia questão do buraco tapado. Diz que "para nós qualquer coisa serve! Nós somos velhos e não precisamos cá de mordomias!". Confesso que me mete impressão ouvi-la falar assim. Mas não, vamos consertar aquilo o melhor que pudermos, como se fosse para nós.
Agora o Sr. Contratado tem lá estado a fechar a parede dela. Está a usar tijolos que conseguimos recuperar do jardim e areia e cimento que eu fui comprar a uma dessas grandes superfícies de bricolage. A vida tem destas coisas...
Da próxima vez espero já vos poder mostrar fotos da tal pilha de entulho que cada vez ocupa mais espaço lá em casa. Já as tirei, mas falta-me o tal laptop... Sim, porque primeiro que a gente consiga lá pôr o contentor à porta de casa... O trâmites camarários são intermináveis!! Mas também isso fica para outro dia. Quem espera...? Terminem vocês a frase.
xxx

Sem comentários: